Morre aos 38 anos Edson Veriato, prefeito de Potengi
Ele tratava de um câncer no estômago há 10 meses; prefeito fez história ao ser o primeiro eleito pelo Psol no Ceará - 09:20 | 13/07/2024
Edson Veriato, prefeito de Potengi Crédito: Divulgação
Edson Veriato, prefeito de Potengi, morreu nas primeiras horas deste sábado, 13. O prefeito lutava contra um câncer no estômago desde setembro de 2023. A informação foi divulgada no perfil no Instagram do Partido dos Trabalhadores Ceará, partido a qual Edson era filiado.
“Lamentamos profundamente a partida precoce do nosso companheiro aguerrido e prefeito do município de Potengi, Edson Veriato. Edson deixa seu legado de resistência, amor pelas pessoas e pela vida. Aos familiares, amigos e conterrâneos nossos sinceros votos de pesar”, diz a publicação do PT Ceará.
Eleito em 2020, com 58% dos votos, Edson fez história ao ser o primeiro prefeito eleito pelo Psol no Ceará. Em 2022 ele se filiou ao PT após racha para a sucessão ao Governo do Estado.
Agricultor, Edson tinha 38 anos e já havia anunciado que não concorreria à reeleição no município da região Cariri devido ao problema de saúde.
De origem humilde, Edson surpreendeu em entrevista ao O POVO em 2020, meses antes de assumir o mandato, ao dizer que ainda não tinha paletó para a posse. Edson Viriato era casado com Claudiana Santos e pai de duas meninas.
Políticos lamentam morte
Políticos cearenses lamentaram a morte do prefeito. O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT) destacou o legado de Edson no município caririense e prestou solidariedade à família.
“Lamento profundamente a morte do amigo e prefeito de Potengi, Edson Veriato, do nosso Partido dos Trabalhadores. Ele deixou um legado de grandes realizações no município do Cariri. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e à população de Potengi”, publicou Elmano em seu perfil no Instagram.
Vice-governadora do Estado, Jade Romero (MDB) também lamentou, “Poxa, que notícia triste. Meus sentimentos”.
Deputados federais e estaduais também prestaram condolências, Eunício Oliveira (MDB) destacou a "história de honestidade e honradez" de Veriato para as futuras gerações.
Renato Roseno (Psol), homenageou Edson lembrando que o prefeito quebrou um ciclo hegemônico de poder no município de Potengi e salientou a luta do prefeito, que mesmo acometido de um câncer não deixou de trabalhar pela cidade.
"Foi figura frequente nos corredores da Assembleia, buscando apoio político e recursos pro seu município", publicou Roseno em seu perfil no Instagram.
Fonte: Jornal o Povo
Nenhum comentário