Festival circense, feira de brinquedos, cinema e mais animam as crianças durante as férias de julho em Fortaleza
Haverá eventos diversos em espaços públicos e privados de Fortaleza. O g1 listou algumas atividades que prometem animar as férias da criançada!
Já neste sábado (01), o Cineteatro São Luiz dá start na sua programação gratuita de filmes, como “A Viagem de Chihiro”, na Sessão Sonora com a Camerata da UFC.
Ao longo das férias, o cine irá trazer 12 clássicos infantis para curtir com a família toda.
Para saber sobre os filmes, dias e horários das sessões, basta entrar em contato pelo direct das redes sociais ou pelo WhastApp: (85) 98733-8831.
Nas férias de julho, a Pinacoteca do Ceará estreia novas atividades na programação educativa dos finais de semana. Além das três exposições da mostra “Bonito pra chover”, que continuam em cartaz, visitas mediadas e ações voltadas para crianças acontecem no sábado (1º) e domingo (2).
O programa Percursos Entrelaçados, que convida o público a conhecer as obras em exposição a partir de temas específicos, inicia uma nova edição da visita mediada. “Escritas em Rota” questiona como podemos pensar a comunicação além das grafias, observando as escritas do texto e da imagem, trabalhando essa relação como espaço de afirmação e luta. A visita mediada acontece no sábado (1º), das 16h às 17h, e as inscrições são por ordem de chegada.
Já no domingo (2), o público infantil é o convidado do Ateliê Criança Cria: Modelando cores. O programa busca proporcionar às crianças a partir dos 3 anos de idade e seus familiares um momento de fruição e de experiências sensoriais mediadas pelas obras artísticas em exposição. Por meio da oficina, a proposta é que os pequenos possam tatear as cores, modelando esculturas coloridas com massinhas de modelar. A atividade acontecerá em duas edições: uma pela manhã, das 10h às 11h, e outra à tarde, das 15h às 16h. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Também na Pinacoteca, continua aberta à visitação a mostra “Bonito pra chover”, com as exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar Se Aprende Amando”. Excepcionalmente, nesta quinta-feira (29), a Pinacoteca do Ceará estará aberta ao público de 12h às 17h. Já na sexta (30) e no sábado (1º), o horário de funcionamento é regular, das 12h às 20h. Aos domingos, o museu segue aberto de 10h às 18h. O acesso é gratuito.
Inteiramente gratuita e livre para todas as idades, a programação contará com tradução em LIBRAS e audiodescrição. Limitado à capacidade do local, o acesso será liberado mediante a retirada de convite, disponibilizada na bilheteria do Teatro Dragão do Mar, uma hora antes do início do Festival.
Quem abre o final de semana de apresentações é o quarteto argentino Fanfarria Ambulante, que apresenta “La Fabulosa Travesía”.
Confira a programação completa:
8 de julho (sábado)
- La Fabulosa Travesía – Fanfarria Ambulante (Argentina) Duração: 45 min.
- Espetáculo Nordestinados In Circus – Trupe Circus da Escola Pernambucana de
- Circo (Pernambuco) Duração: 30 min.
- O Grande Giro da Morte – Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco) Duração: 5 min.
- Sorteio de palhaçada – Palhaço Tereteteu (Caucaia) Duração: 15 min.
- Consultora Sili – Brenda Louise (Fortaleza) Duração: 20 min.
- A Lira Espacial – Thalya Belly (Fortaleza) Duração: 7 min.
- 4×4! – Little Testa (Espanha) Duração: 40 min.
- Aerial Straps and Hair Hanging – Resiliencia Dúo (Argentina) Duração: 8 min.
9 de julho (domingo)
- La Fabulosa Travesía – Fanfarria Ambulante (Argentina) Duração: 45 min.
- Mãe por meia hora – Circo Teatro Pimenta e Rebimbocas (Fortaleza) Duração: 15 min.
- Conquista do ar – Gabriela Rojas (Fortaleza) Duração: 15 min.
- Circo do Só Eu – Esio Magalhães (São Paulo) Duração: 30 min.
- O Grande Giro da Morte – Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco) Duração: 5 min.
- Madame Frôda em: Música Clássica! – Ana Luiza Bellacosta (Distrito Federal) Duração: 15 min.
- Hair Hanging – Lucía Fernández (Argentina) Duração: 8 min.
- Allegro Andante – Cia Barnabô (São Paulo) Duração: 30 min.
- Flutuando – Cia FloTTant (Venezuela) Duração: 6 min.
As férias começam com uma programação de espetáculos infantis, oficinas com material reciclável, feira de troca de livros e brinquedos e atividades de pinturas promovidas pelo 12º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará.
As ações vão acontecer em Fortaleza (01 e 02/07), no Cuca Pici, no Centro Cultural Porto Dragão e em espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e em Sobral (01/07), no Boulevard do Arco, abrindo as comemorações de 250 anos da cidade de Sobral. Toda a programação é gratuita e conta com intérpretes de libras e audiodescrição.
Programação em Fortaleza
- No Cuca Pici, o público vai conferir o solo infanto-juvenil “O Pequeno Herói Preto”, de Junior Dantas. A obra celebra a cultura africana e afro-brasileira, e narra a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através dos seus antepassados e da natureza. O espetáculo coleciona sete indicações ao Prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude).
- No Teatro B. de Paiva, o TIC apresenta “As Canções de Makuru”, para crianças de seis meses a 4 anos. É um espetáculo que mescla música e audiovisual realizado pela Bebelume, plataforma de produções artísticas para a primeira infância radicada em Brasília. Para este espetáculo, há retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
- No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no sábado, a partir das 17h30, na Arena Dragão do Mar, as atrações são o grupo de teatro Blitz com “Bia e Luca Contra o Dr. Desperdício”, a Cia Prisma com seu novo espetáculo “João Preguiça” e a cantora Lorena Nunes, com seu show para o público infantil. No domingo, a partir das 17h30, tem o espetáculo “O Pequeno Herói Preto", de Júnior Dantas (RJ), no Teatro Dragão do Mar, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla e, encerrando a edição, a Cia. Mevitevendo (SP) com “Theatro Misterioso”, de teatro de bonecos e máscaras, na Arena Dragão do Mar.
Programação em Sobral
- Com início às 18h30 do dia 1° de julho, o Boulevard do Arco de Sobral receberá o DJ Miau, “Theatro Misterioso”, da Cia. Mevitevendo (SP), e banda Dona Zefinha (CE) apresentando o show “O circo sem teto da lona furada dos bufões”. No local, o público contará também com Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável.
Nenhum comentário