Header Ads

Header ADS

Mais da metade do povo cearense mostra desejo de mudança em relação aos atuais gestores

 Redação

Ultima atualização: 29/04/2024 4:40 PM

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opnus/DN na última sexta-feira (26/4) aponta que mais da metade dos cearenses tem um desejo de mudança quando analisa a gestão dos atuais prefeitos do estado do Ceará.

Os pesquisadores perguntaram o que os cearenses “querem do próximo prefeito ou da próxima prefeita eleita” nos respectivos municípios. Do total de entrevistados, 53% demonstraram desejo de mudança, ou seja, 38% das pessoas querem que o novo gestor “mude totalmente a maneira de administrar do atual prefeito” e 15% daquelas que querem uma mudança de “quase tudo”, mantendo poucas coisas.

Se 53% dos cearenses querem mudança, outros 41% defendem a continuidade do que já está sendo feito nas gestões municipais. Ao todo, 6% das pessoas disseram não saber ou preferiram não responder à pesquisa.

Neste grupo estão os 28% que querem que haja uma continuidade de “quase tudo”, com mudanças pontuais, e 13% dos que defendem que o gestor eleito em outubro deste ano “continue totalmente com a maneira de administrar do atual prefeito”.

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas pessoais e domiciliares com 1,7 mil pessoas com 16 anos ou mais em todo o Ceará. O questionário foi aplicado entre os dias 11 e 18 de abril de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Diretor técnico do Instituto Opnus, Pedro Barbosa pondera que os dados funcionam como um termômetro para medir o “humor” dos cearenses.

A pesquisa também indicou que, a menos de seis meses para as eleições, a maioria dos cearenses diz ter baixo interesse no pleito. Estão neste grupo 54% dos entrevistados, sendo 27% de pessoas com “pouco interesse” e 27% de cearenses com nenhum interesse nas eleições.

Por outro lado, 43% dos entrevistados disseram ter algum nível de interesse: sendo 22% de “muito interessados” e 21% de “interessados”. Outros 3% dos ouvidos pela pesquisa não quiseram ou não souberam responder. 

Outro dado revelado pela pesquisa foi que 58% dos cearenses não lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições. Já ao tratar do voto para prefeito, o “esquecimento” é menor, e 61% da população lembra da escolha feita em 2020.

#cearense#mudança#gestores

Fonte: Ceará Noticias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.