Header Ads

Header ADS

Em Roterdã, governador do Ceará assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Agenda contou com reuniões com outras empresas do setor e autoridades locais para tratar de projetos relacionados a transição energética

14 DE MAIO DE 2024 - 14:32

Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil 

                     Fotos: Ascom Casa Civil


Nesta terça-feira (14), o governador Elmano de Freitas, que está em Missão Internacional do Consórcio Nordeste na Europa, assinou Memorando de Entendimento com a Eletrobras, para a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, como amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. A assinatura ocorreu no estande do CIPP, no segundo dia da World Hydrogen 2024, realizada em Roterdã, na Holanda.

Sobre o Memorando, Elmano de Freitas destacou: “A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção do mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará”, afirma.

Para o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, o acordo sinaliza o comprometimento da empresa brasileira com a transição energética mundial. “Como líderes em geração e transmissão de energia elétrica no País, devemos contribuir não apenas para o aprimoramento da matriz brasileira, mas do mundo, para que as fontes sejam cada vez mais limpas e renováveis. Ao firmar essa parceria, estamos alinhados com a estratégia de contribuir para a descarbonização da economia e a segurança energética”, ressalta.

Até o momento, o Estado do Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. O Governo do Estado tem ainda firmados seis pré-contratos para a produção de hidrogênio verde.

>>> Governador Elmano de Freitas dá início a agenda na Holanda dando destaque ao desenvolvimento sustentável e hidrogênio verde

“É um momento muito importante para o hub de hidrogênio verde no Ceará. Estamos recebendo a maior empresa de energia do Brasil, que vai garantir o crescimento do sistema de energia no Brasil, como tem feito nos últimos anos. A presença da Eletrobras reforça todo o esforço de um trabalho que está sendo feito e mostra a confiança no Estado do Ceará, no Complexo do Pecém. Tenho certeza que a Eletrobras, como atuante nas diversas etapas da cadeia produtiva de energia renovável no Brasil, vai aceitar esse desafio e avançar rápido nas negociações pra consolidar de vez o hub de hidrogênio verde no Pecém”, apontou Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP.

Estiveram presentes na assinatura, os secretários Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Roseane Medeiros, das Relações Internacionais; o presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo, os vice-presidentes Rebeca Oliveira e Fabio Grandchamp, e o diretor comercial, André Magalhães; o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, e o vice-presidente executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, Elio Wolff; entre outras autoridades.

Agenda

Posteriormente, Elmano de Freitas se reuniu com executivos da Fortescue Metals Group, multinacional com a qual o Estado tem pré-contrato firmado. Na pauta, trataram de ações para avançar na produção de hidrogênio verde no Ceará. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) participou do momento.

Na agenda, ainda estavam previstas outras reuniões nesta terça-feira. Uma delas foi com executivos da Gasunie, empresa holandesa de energia e infraestrutura, que teve presença do vice-ministro de Política Climática e Energia da Holanda, Michel Heijdra, está confirmada. Elmano de Freitas ainda se reuniu com representantes da bp Alternative Energy.

Outra reunião será com o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, que visitou o Ceará em março deste ano, quando conheceu o Complexo do Pecém.

#Bp Alternative Energy #Eletrobras #Fortescue Metals Group #Gasunie #Hidrogênio Verde #Holanda #Robert Simons #Roterdã #World Hydrogen 2024


Fonte: Ascom Casa Civil 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.