De olho nos olhinhos: campanha conscientiza sobre retinoblastoma
Data de publicação: 15 de Setembro de 2023, 18:08h, atualizado em 15 de Setembro de 2023, 18:21h
Apresentador Tiago Leifert e a esposa, a jornalista Daiana Garbin, criadores da campanha “de olho nos olhinhos” extrapolam a internet e promovem encontro sobre conscientização da doença, em shoppings de 9 cidades brasileiras nos dias 16 e 17 de setembro
Foto: Divulgação
O nome da campanha não poderia ser mais esclarecedor: estar atento aos olhos para descobrir se algo está fora do normal. “De olho nos olhinhos” foi a forma que os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin encontraram para chamar a atenção para um problema grave, o retinoblastoma.
A doença ganhou notoriedade em 2022, quando a filha do casal, Lua, foi diagnosticada. Na época ela tinha apenas 11 meses. Para conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e a importância de prestar atenção nos detalhes, Tiago e Daiana criaram uma campanha que percorre cidades brasileiras prestando o serviço de informação. Nos dias 16 e 17 de setembro, a campanha vai estar em 9 shoppings de 9 cidades brasileiras, além de outros eventos que acontecem em todo o país com a ajuda de médicos voluntários.
Pelas redes sociais, Tiago Leifert divulgou um vídeo em que pede que o máximo de pessoas saibam do evento e, com isso, tenham acesso às informações que podem salvar vidas. “A intenção é que as famílias consigam chegar ao diagnóstico do retino, antes do que eu e a Daiana conseguimos com a Lua. A gente não quer doação, a gente não quer nada. A gente quer que vocês nos ajudem a espalhar informação.”
Para a médica oftalmologista, que atua há 25 anos com crianças, Nubia Vanessa, esse tipo de campanha tem uma abrangência importante. E pode ajudar a diagnosticar o câncer do olho e outras doenças. “Não só o retinoblastoma, às vezes você vai despertar para uma doença, mas você pode também, triar outras que não estavam sendo diagnosticadas”.
O que é o retinoblastoma
Retinoblastoma é um tumor maligno da retina, que ocorre principalmente em crianças entre 0 a 5 anos, mas é mais frequente nos primeiros dois anos de vida. Esse tipo de câncer no olho, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge entre 200 e 400 crianças por ano no Brasil, representa cerca de 4% dos cânceres infantis, pode causar cegueira e — se não for tratado — levar até à morte.
Para detectar a doença, o sinal mais frequente é um reflexo branco da pupila, chamado de leucocoria. Esse reflexo costuma aparecer em fotos ou pode ser observado por quem cuida da criança.
Fonte: Brasil
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